O Bemyguest Loft Guest House Jardim das Mães Charming localizado numa zona calma em frente do Jardim das Mães. Todos os quartos incluem uma kitchenette com uma mesa de jantar, alguns com sofás, e todos dispõem de uma televisão de ecrã plano.
Scroll

Visitar

Museu Nacional Grão Vasco

Este espaço museológico de Viseu possui um acervo que inclui obras de arte de diversa tipologia e cronologia. A coleção principal do Museu é constituída por um conjunto notável de pinturas de retábulo, provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), o Grão Vasco, de colaboradores e contemporâneos. O acervo inclui ainda objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas (pintura, escultura, ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco), maioritariamente provenientes da Catedral e de igrejas da região, a que acrescem peças de arqueologia, uma coleção importante de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.

Museu de Arte Sacra da Catedral de Viseu

Para além da monumental arquitetura e das obras expostas à devoção no interior, a Catedral de Viseu alberga, no andar superior, o Museu de Arte Sacra. Constituído pelo antigo tesouro da Sé, este museu exibe coleções de imagens, paramentos litúrgicos, alfaias de culto, livros de coro e mobiliário.

Entre as valiosas peças que integram a coleção destacam-se dois cofres-relicários do século XIII em cobre esmaltado da Escola de Limoges, peças únicas em Portugal, e uma custódia lavrada em 1533, que pertenceu ao famoso bispo e humanista D. Miguel da Silva e é uma das peças mais valiosas de arte sacra portuguesa.

Museu Almeida Moreira

Esta casa tão portuguesa, Casa Museu Almeida Moreira, onde viveu o professor e crítico de arte Francisco António Almeida Moreira, fundador do Museu Grão Vasco, foi ao seu tempo um espaço de reuniões da arte e da literatura, onde se cruzaram figuras emblemáticas do século XX, entre as quais Columbano Bordalo pinheiro, Raul Lino ou Luciano Freire.

O edifício alberga hoje parte do espólio da coleção que o antigo curador reuniu em vida, nomeadamente pinturas, porcelanas e faianças, esculturas e mobiliário, bem como uma vasta biblioteca. Venha conhecer a cultura da Beira mesmo ao lado do Rossio.

Museu Tesouro da Misericórdia

Designa-se por Tesouro da Misericórdia o núcleo museológico da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, patente na ala norte da Igreja da Misericórdia. Nele se expõe um significativo corpo de bens que, ao longo de quase cinco séculos de vida desta irmandade, serviram para dar cumprimento à sua diversificada missão de serviço que tocava a ajuda compendiada nas obras de Misericórdia posta em ato junto de quem, entre os homens, mais carecido estivesse.

A Cava de Viriato

Apesar do nome que a designa, é hoje sabido que a cava situada junto ao Largo da Feira de São Mateus de Viseu nada tem a ver com Viriato, o guerreiro lusitano cuja estátua adorna este lugar.

Ao contrário do que a imaginação popular levou a crer, a investigação recente atesta que não foram os lusitanos que edificaram esta fortaleza. E se alguns autores a atribuem aos romanos de cerca do século I a.C., outros há que afirmam que foram os muçulmanos quem ergueu esta cidade-acampamento. Enquanto novas escavações não confirmam a verdadeira fundação deste mítico local, venha apreciar este pedaço de história em plena cidade.

Parque Aquilino Ribeiro - Parque da Cidade

O Parque Aquilino Ribeiro, vulgarmente chamado Parque da Cidade, apresenta-se como um aprazível espaço de fruição da Natureza. Um parque onde existem grandes árvores, diversas espécies botânicas, lago e zona relvada, tendo feito parte da quinta do antigo Convento de Sto. António dos Capuchos (doado aos franciscanos em 1635). No parque pode ainda visitar-se a Capela de Nª Sª da Vitória (séc XVII) e observar-se a estátua de João de Barros. A designação atual – Parque Aquilino Ribeiro – é com certeza a homenagem merecida do povo da beira ao grande escritor beirão.

Parque do Fontelo

Ocupando uma vasta área a nascente da cidade, fazia parte da Quinta do Paço dos Bispos, que teve o seu maior esplendor no século XVI, com o bispo D. Miguel da Silva. A mata é rica em espécies vegetais e arvores (castanheiros e carvalhos) que devem ter acompanhado toda a história de Viseu no último milénio. O bispo D. Gonçalo Pinheiro mandou edificar ali uma pequena capela dedicada a S. Jerónimo de que apenas restam ruínas e memórias. Na parte mais baixa, com melhor aptidão agrícola, instalou-se a Estação Agrária de Viseu. A parte restante constitui o maior espaço verde público da cidade e tem sido utilizada para implantação de importantes equipamentos de lazer e desporto. Possui hoje um estádio, com bancadas renovadas, piscinas, courts de ténis, pavilhão polivalente, vários campos de treinos e ainda um parque de campismo e um parque infantil. Junto ao antigo Portal do Fontelo constitui-se a sede do Instituto português da Juventude.

Ecopista do Dão

A Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desativada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita.
A parte inicial desta ciclovia, começando a partir de Santa Comba Dão, situa-se nas margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Paiva. Cada curva no rio significa uma curva na Ecopista e vistas magnificas no meio da natureza.
Mais à frente a Ecopista afasta-se do rio, mas a paisagem continua a ser muito bonita, com muitos sobreiros, castanheiros e carvalhos, mas também algumas vinhas, campos cultivados e aldeias, e mais longe, vistas sobre a Serra do Caramulo a norte, e sobre a Serra da Estrela a sul.

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, W3C CSS compliant

Este site usa cookies. Clique aqui para mais informações.

X